Balanopostite

Higiene íntima inadequada é a causa mais comum das inflamações que acometem a glande e o prepúcio do pênis, cientificamente conhecidas como balanite ou balanopostite,

Deixe que o Dr. Rafael Rocha Vidal explique melhor o que é, e as melhores formas de evitar esse problema.

O que é Balanopostite?

É uma afecção inflamatória aguda que compromete o prepúcio (pele que recobre a glande) e a glande peniana, na maior parte das vezes de etiologia bacteriana, que ocorre em homens de qualquer idade.

A presença da fimose (incapacidade de retrair o prepúcio e expor a glande) é fator predisponente para o aparecimento da balanopostite pela impossibilidade de higienização adequada.

A inflamação da mucosa que reveste a glande, em associação ou não a uma infecção, chama-se balanite. No momento em que essa inflamação afeta simultaneamente a glande e a face interna do prepúcio, a doença recebe o nome de balanopostite.

Em ambos os casos, a enfermidade está especialmente relacionada ao estreitamento e/ou excesso do prepúcio, o que dificulta ou impossibilita a limpeza adequada, favorecendo a hiperproliferação bacteriana e o surgimento da doença.

Quais são as causas?

A higiene inadequada dos genitais costuma ser a razão mais comum. A ausência de asseio favorece a formação de esmegma, que é uma secreção branca composta pela descamação de células mortas da pele, óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis e bactérias, que se acumulam sob o prepúcio.

A balanopostite pode ocorrer também por infecções fúngicas, ou por quadros irritativos e/ou alérgicos pelo contato com substâncias irritantes como sabonetes, cremes, pomadas, espermicidas e medicamentos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais importantes são:

• Dor local
  • Irritação da glande e do prepúcio
  • Coceira
  • Descamação da mucosa
  • Quantidade aumentada de esmegma e cheiro desagradável
  • A glande fica avermelhada e podem aparecer pequenas lesões ulcerativas em sua superfície, além de edema (inchaço).

Diagnóstico

Deve-se levar em conta os sintomas e a aparência das lesões, porém, pode ser preciso recorrer a exames laboratoriais para poder determinar o agente causador da infecção para melhor direcionar o tratamento.

Tratamentos

O tratamento vai depender do agente causador da doença, estendendo-se desde orientações de melhora da higiene, até a necessidade de uso de antibióticos e ou antifúngicos.

O tratamento cirúrgico é a postectomia (cirurgia para remoção do excesso de prepúcio) e está indicada em casos recorrentes, refratários aos tratamentos conservadores e naqueles em que o paciente possui um estreitamento do prepúcio que impede a exposição e higienização adequada do pênis.

Se o quadro tiver associado ao contato com substância irritante, é necessário  identifica-la e suspender seu uso. Nesses casos, pode ser necessário o uso de medicação antialérgica.

A higiene adequada da glande e de toda a área genital é um passo indispensável na prevenção da balanopostite.

Algumas recomendações

• Durante o banho retraia todo o prepúcio para lavar completamente a glande e remover todos os sinais de esmegma. A falta de asseio nessa área pode ocasionar o desenvolvimento de câncer de pênis;
  • Sempre use preservativo nas relações sexuais;
  • Lave o pênis após o ato sexual;
  • Previna as reações alérgicas, evite usar roupas íntimas feitas com tecidos sintéticos;
  • Procure um urologista com urgência se a pele do prepúcio, uma vez retraída, não voltar à posição natural.