Principais Tratamentos

Nefrectomia Robótica

Se você foi diagnosticado com câncer de rim e a recomendação terapêutica é de fazer cirurgia, as informações abaixo podem te ajudar. A cirurgia para remoção do rim é conhecida como nefrectomia, que pode ser uma nefrectomia parcial, quando o cirurgião remove apenas o tumor preservando a parte saudável do rim, ou pode ser radical, quando a remoção do tumor envolve também a remoção completa do rim. 

As nefrectomias podem ser realizadas por cirurgia aberta ou minimamente invasiva (auxiliadas pelo robô da Vinci ou por laparoscópica convencional).


Cirurgia aberta

A mais antiga das opções cirúrgicas, é realizada através de uma grande incisão (corte) no abdômen, que permite ao cirurgião tocar os órgãos com as próprias mãos enquanto opera.  


Cirurgia minimamente invasiva

Com o avanço da tecnologia surgem formas menos invasivas de realizar a cirurgia. Primeiramente a laparoscopia e mais recentemente a cirurgia robótica.  O método permite a realização da cirurgia através de pequenos orifícios no abdômen por onde são inseridos os instrumentais cirúrgicos e uma pequena câmera, que envia as imagens para um monitor permitindo ao cirurgião realizar o procedimento sem a necessidade de realizar grandes cortes no abdômen. 


Cirurgia robótica

O sistema da Vinci (robô) permite ao cirurgião operar através de pequenas incisões. Os instrumentais robóticos possuem movimentos, capacidade de angulação e de rotação melhores do que a mão humana. A câmera do robô cria uma imagem em 3D, ampliada e em alta definição, possibilitando ao cirurgião realizar os procedimentos com uma visão, precisão e controle aperfeiçoados. 

Nefrectomia parcial robótica oferece os seguintes benefícios quando comparada à cirurgia aberta:

  • Tempo de internação reduzido
  • Menos dor
  • Menor necessidade de uso de analgésicos
  • Incisões menores e cicatrizes menores
  • Recuperação precoce

Nefrectomia parcial com da Vinci oferece os seguintes benefícios quando comparada à laparoscopia convencional:

  • Tempo de isquemia reduzido e, consequentemente, maior preservação da função renal
  • Menor tempo de internação
  • Menor perda sanguínea

O cirurgião tem 100% de controle sobre o robô, e ao manipulá-lo através do console, os movimentos de suas mãos são transmitidos em menor escala e de forma precisa aos instrumentais dentro do corpo do paciente. 

A maioria dos tumores renais não causam sintomas e são descobertos em exames de rotina, por isso, não espere que o seu corpo dê sinais para procurar seu médico.


Riscos e possíveis complicações associados às nefrectomias

Diminuição da função renal, sangramentos, vazamento de urina (fístula urinária), acúmulo de fluido linfático no abdômen, lesões de órgãos como baço, pâncreas, fígado e intestino. A possiblidade de ocorrência de uma ou mais dessas complicações está associado a uma série de variáveis, dentre elas: tamanho e extensão do tumor, invasão tumoral de tecidos extra-renais, linfonodos (gânglios) positivos, idade do paciente e a experiência do cirurgião.

Agende sua Consulta

Estamos aqui para atendê-lo.