Postectomia

O que é Postectomia?

Mais popularmente conhecida como “circuncisão”,  a postectomia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de prepúcio (pele que recobre o glande do pênis). É um procedimento simples, que pode ser executado apenas com anestesia local, mas geralmente e feito associado com uma sedação.

As principais indicações de realizar a postectomia são:

• Crenças religiosas
  • Presença de fimose (estreitamento da pele que recobre o pênis que dificulta ou impossibilita a exposição da glande)
  • Balanopostite recorrentes (infecções da pele e mucosa do pênis)
  • Infecções urinárias de repetição
  • Dor durante as relações sexuais associadas à fimose

Benefícios da cirurgia

Existem alguns estudos que mostram que a realização da postectomia em populações de alto risco pode diminuir o risco de transmissão de HIV. Porém, a cirurgia não é capaz de evitar a transmissão da doença! Por isso, é INDISPENSÁVEL manter o uso de preservativo SEMPRE nas atividades sexuais.

A postectomia facilita a higiene do pênis, evitando que ocorra acúmulo de esmegma (substância esbranquiçada oleosa produzida pelas glândulas do pênis), o que po sua vez, diminui a chance de desenvolver o câncer de pênis.

Postectomia e ejaculação precoce

É MITO que a postectomia seja capaz de tratar a ejaculação precoce. A hipersensibilidade da glande pode até diminuir após alguns meses da realização do procedimento, mas o quadro da ejaculação precoce não se altera com a realização da cirurgia. A Ejaculação precoce é um quadro de origem psicogênica que é tratada com uso de medicamentos e psicoterapia, não existindo um tratamento cirúrgico para o quadro.